28 de março de 2024
Compartilhe

José Sarney – Ex-Presidente da República

Esta cidade de Macapá nasceu sobre a proteção de São José. Não era possível haver melhor do que este senhor, escolhido por Deus para guardar Seu Filho e a Virgem Nossa Senhora Mãe de Deus, Maria de Nazaré. O Menino repousou na manjedoura e ficou entregue ao seio da jovem mãe e aos braços rústicos do homem bom, bom entre os bons.

Sob este abrigo o mundo também muitas vezes se colocou. No Nordeste, sabemos que ele é a última esperança de chuva, que precisa chegar nesse dia de sua invocação.

Meus pais o chamaram para por a mão sobre minha cabeça. A mim ele nunca faltou. Dele sou devoto. Admiro a figura discreta, que se coloca em segundo plano, mas que também foi escolhido para a missão especial de acolher o Salvador.

José pouco aparece nos Evangelhos, mas dá a Jesus sua ascendência, nas quarenta e duas gerações da casa de David e de Abrão, abrindo a narrativa de Mateus. E aí essa palavra maravilhosa: “José, seu marido, era justo.” Quando nasce o Menino, lhe dá nome, Jesus. Depois, sempre obediente, parte para o Egito, e, mais tarde, leva-O para a Galileia. Lucas diz que ele “subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até à cidade de David, chamada Belém.” Para ele é o pai de Jesus: “o pai e a mãe estavam maravilhados com o que dizia o Menino”.

Esta cidade morena, como disse, nasceu sob sua proteção. Sob ela cresceu. Quando se inaugurou a nova Catedral de São José de Macapá, escrevi uma oração:

São José de Macapá,

Vós que fostes invocado para vigiar estas águas, vigiai por nós.

Vigiai pelas nossas matas, vigiai pelos nosso campos, lagos e rios.

Vigiai pelos que andam embarcados, pelos pescadores, pelos lavradores, pelos garimpeiros.

Vigiai pelos enfermos, pelos sofredores, pelos pobres, pelos que necessitam de paz e justiça.

Vigiai pelas famílias, vós, esposo de Maria, a quem Jesus foi entregue como Deus Menino.

Vigiai nossa cidade de Macapá, nosso Estado do Amapá, livrando-o da violência, da corrupção e da maldade.

Vigiai pelos desempregados, pelos viajantes, pelo nosso pão de cada dia.

Vigiai, vós, o carpinteiro, pelos trabalhadores, pelos empresários, pelos funcionários públicos.

Vigiai pelas mulheres, pelos nossos filhos, pelos nossos irmãos; intercedei pelos nossos mortos, dai-nos a paz, o amor e a vossa benção.

São José de Macapá, vigiai por nós.

Amém

Hoje, mais uma vez, rezo para que S. José proteja a todos nós, e especialmente a esta sua cidade de S. José de Macapá e este Estado do Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.