28 de abril de 2024
Compartilhe

 

Mais uma fonte de energia elétrica à vista.

Será construída a Termelétrica Rio Matapi, que já tem Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (Rima) prontos para apresentação em Audiência Pública, logo, logo.

1 thought on “Luz

  1. Para que esse projeto de fato posso existir, primeiro a ANEEL, através do MME, deve lançar edital de leilão público, onde várias empresas podem participar, e, se vencedora, a UTE MATAPI poderá iniciar a construção da termelétrica.
    O EIA/RIMA é apenas um dos itens do edital para que as empresas possam participar do leilão, dentre outros vários documentos.
    No último leilão ocorrido em setembro do ano passado, três empresas se habilitaram na área metropolitana de Macapá, incluindo a UTE MATAPI.
    Esse tipo de leilão ocorre por regiões geográficas, em nosso caso a região NORTE. Todos os estados podem concorrer, na mesma região.
    O último leilão foi vencido por Manaus, no Amazonas.
    Existe a promessa de um novo leilão, para este ano, porém depende do novo governo que assumiu o país.
    Sabe-se, entretanto, que o MME, através de seu titular, estuda revogar a contratação obrigatória de térmicas a gás natural, assim como o Banco Mundial tem se manifestado contra seu financiamento.
    É preciso esclarecer que esses leilão obedecem à lei de privatização da ELETROBRAS, onde o governo se comprometeu a contratar geradoras de energia elétrica de reserva disponível.
    É claro que os outros prováveis concorrentes irão também submeter seus EIA/RIMA, ao ritual legal de habilitação ao leilão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.